Qual a função dos 3 poderes?
Você já deve ter ouvido falar dos 3 poderes que são a estrutura político-administrativa do nosso país, sendo eles o poder legislativo, executivo e judiciário. Mas será que você sabe dizer qual a função de cada poder? Ou para quê eles servem? Essas e outras perguntas serão respondidas a seguir, então continue para saber mais.
Quando surgiu os 3 poderes?
A organização tripartite de poder no Brasil é relativamente nova, tendo surgido juntamente com a nossa atual Constituição Federal, que foi promulgada em 1988, que define, em seu art. 2º que: “São poderes da União, independentes e harmônicos entre si, o Legislativo, o Executivo e o Judiciário”.
Qual a função dos 3 poderes?
Os 3 poderes, na verdade, são um só, isto é, o poder do Estado, porém, com suas atribuições distribuídas à diferentes peças políticas.
O principal intuito e função dos 3 poderes é governar para o povo de modo a evitar abusos de poder e tirania, evitando que o poder se concentre na mão de uma só pessoa, sendo os poderes, ao mesmo tempo, independentes e regulamentares uns dos outros.
Qual a função do poder Legislativo?
A Principal função do Poder Legislativo é criar e ordenar leis, leis destinadas a garantir ordem e também para ajudar a população em geral, além disso, também é função do poder legislativo julgar e fiscalizar as ações do poder executivo.
É importante lembrar que o poder legislativo existe tanto no âmbito municipal, como no estadual e federal, assim como os demais poderes.
Qual a função do poder Executivo?
O poder Executivo, como o próprio nome já diz, executa as leis promulgadas pelo Legislativo, direcionando recursos ou ações necessárias para torná-las efetivas, além disso, é ele quem cuida da administração pública, como uma espécie de gestor.
Qual a função do poder Judiciário?
Já o poder Judiciário tem a função de garantidor dos direitos coletivos, individuais e sociais entre os cidadãos, empresas, entidades ou o próprio Estado, resolvendo conflitos e garantindo a correta aplicação das leis.
Quais são os membros dos 3 poderes?
Como dito anteriormente, os 3 poderes ainda podem ser divididos nos âmbitos municipais, estaduais e federal.
O legislativo é representado pelos vereadores, no âmbito municipal, deputados estaduais, no âmbito estadual e deputados federais e senadores, no âmbito federal.
O executivo é mais simples, divide-se em prefeitos, governadores e presidente.
Já o judiciário possuem diversas divisões de acordo com a localidade, a matéria discutida ou mesmo de quem é julgado, existindo as justiças especializadas, como a do trabalho, a criminal e também a comum, que trata de causas não tratadas nas especializadas. Como existem muitos órgãos na justiça, o mais importante mesmo é saber que o STF é o órgão mais supremo que existe na nossa justiça, é a última instância existente em qualquer processo.
Qual dos 3 poderes é o mais importante?
Não existe poder mais importante, pois, como dito acima, os poderes se regulam uns aos outros, então não tem um poder supremo, pois não a nada que um poder faça que não possa ser revogado por outro.
Atualizado em: 04/07/2024 na categoria: Dr. Responde